Não é possível falar em aprendizagem sem falar em conteúdo, conhecimento. Quem aprende, aprende alguma coisa, certo?
Conteúdos de aprendizagem
A aprendizagem só se dá a partir de determinado conteúdo, mas não é só isso...
Conteúdos de aprendizagem não são só CONHECIMENTOS que fazem parte dos componentes curriculares (Matemática, Geografia...), mas também, HÁBITOS, HABILIDADES, ATITUDES, VALORES que fazem parte das experiências de aprendizagem, das vivências possibilitadas aos alunos.
Libâneo considera que os conteúdos de ensino se compõem de três elementos sistematizados:
Habilidades e hábitos
Atitudes
Convicções.
Categorias de conteúdos segundo Zabala
Zabala compreende os conteúdos em dimensões, categorias: conceituais, procedimentais e atitudinais. E isso depende de como trabalhamos os conhecimentos.
APRENDER A CONHECER
Os conceituais são os referentes a conceitos, fatos, fenômenos, princípios, teorias das ciências para explicar o cotidiano.
São os fundamentos do ensino, possibilitando a construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, ideias, imagens, representações que permitem organizar a realidade.
APRENDER A FAZER
Os procedimentais são os que se relacionam às habilidades que serão desenvolvidas nos alunos e que funcionarão como instrumentos necessários ao processo de construção de conhecimentos.
Resumem-se em colocar em prática o conhecimento que adquirimos com os conteúdos conceituais. Seja em forma de maquete utilizando-se de escala, reprodução de um ambiente visitado, ou uma letra de música transformada em paródia. Toda produção ou reprodução é determinado pelos conteúdos procedimentais.
APRENDER A VIVER JUNTOS APRENDENDO A SER
Os atitudinais são a vivencia do ser com o mundo que o rodeia. O aprendizado de normas e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido por quem quer que seja, e na sua proporção e qualificação só é desenvolvido na prática e em seu uso contínuo.
No meio escolar estes conteúdos são trabalhados todo o tempo, seja ele nos trabalhos individuais ou em grupos, sendo ele melhor trabalhado em grupo já que o tema proposto é aprender a viver juntos respeitando uns aos outros em suas opiniões concordando ou discordando de determinadas atitudes que ferem as normas e os valores estabelecidos normalmente. Os conteúdos atitudinais "proporcionam ao aluno posicionar-se perante o que apreendem. Detentores dos fatos e de como resolvê-los, é imprescindível que o aluno tenha uma postura perante eles."
Através da convivência vê valores o individuo torna-se ser pensantes de suas próprias atitudes amadurecendo seu interior e descobrindo-se membro de sua sociedade, e não mais um indivíduo, mas alguém que pode fazer a diferença.
Estão ligados à formação de valores que orientarão a conduta do aluno.
Exemplo:
Um professor trabalha as regiões do Brasil ( conteúdo conceitual), preocupa-se em ensinar a utilização de mapas e tabelas ( buscando desenvolver neles habilidades na forma de conteúdo procedimental), assim como o respeito a dive3rsidades cultural do país (estimulando valores, atitudes indispensáveis à formação como conteúdo atitudinal).
*OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM CORRELAÇÃO COM OS EIXOS TEMÁTICOS DOS PCNS
Universidade federal do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário